Pense Verde: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)


Áreas geralmente de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional.
Têm como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas.

A Arie é constituída por terras públicas ou privadas. Respeitados os limites constitucionais, podem ser estabelecidas normas e restrições para a utilização de uma propriedade privada localizada em seu interior.

Um belo exemplo é a Ilha Queimada Grande, Esta ilha também é conhecida como Ilha das Cobras e o desembarque não é aconselhado devido ao elevado número de cobras Jararaca Ilhoa. É considerada, no meio científico, como o maior serpentário natural do mundo.

As águas do entorno da ilha são bastante claras e possibilitam uma visibilidade de 30 a 40 metros. Na face oeste existem dois navios naufragados. Próximo ao Saco das Bananas estão os destroços do Rio Negro, sendo encontrado em profundidades que variam de 8 a 20 m.

Em 17 de julho de 1893, naufraga na Ilha Queimada Grande o navio mercante a vapor chamado Rio Negro pertencente ao Lloyd Brasileiro. O navio, construído em 1872, era um vapor de pequeno porte, cerca de 450 toneladas, naufragou por ter se chocado com a ilha, devido ao mau tempo, ficando a uma profundidade de 12 a 18 metros.

Em 30 de agosto de 1933, naufraga na Ilha Queimada Grande o navio mercante inglês pertencente ao Lloyd Brasileiro, de nome Tocantins, construído em 1901, com 116 metros de comprimento e 4.113 toneladas de deslocamento.

Estas estruturas já foram incorporadas ao fundo e tornaram-se habitat de variada fauna, tornando ainda mais interessantes os mergulhos. A partir dos 6 m já dá para ver a popa e a casa das máquinas, a proa está a 24 m.

Local: Ilha Queimada Grande - São Paulo / SP

Fonte: SP press/WWF
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org


Pense Verde - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página