PENSE VERDE

Ensine as crianças sobre o consumo consciente da água



Vamos ensinar as crianças sobre o consumo consciente de água? Afinal, dar o exemplo em casa é uma ótima forma de ensiná-las sobre a importância da água. Confira as dicas da Fundação Grupo Boticário:

1. Comece por uma lista de ações
Converse com os seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.

Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido

2. Reutilize a água
Ensine as crianças os afazeres nos quais se utiliza ou não água potável. Vocês podem reutilizar a água para usá-la na limpeza da casa, por exemplo.

3. Cultive um jardim
Para ensinar as crianças que água é vida, faça um jardim com elas, mostrando que os vegetais não vivem sem água e que isso compromete a disponibilidade de alimentos.

4. Entre em contato com a natureza
Visite parques na sua cidade e programe passeios em contato com a natureza para demonstrar às crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.

5. Escolha o que e quando comprar
Faça compras de mercado com as crianças. Escolha os alimentos explicando que para eles estarem prontos para a venda foi utilizada água no processo de produção. Você pode contar para elas que para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Já a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Faça escolhas conscientes e explique às crianças porque um produto é mais aconselhável de ser consumido do que outros.

É fundamental tornar as crianças conscientes da importância da águe a da sua preservação. Fazendo a nossa parte, elas podem seguir um caminho mais sustentável do que a nossa geração.

Fonte: Gisella Meneguelli/GreenMe
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Pense Verde - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas