PENSE VERDE

Biomas Brasileiros


O Brasil infelizmente não consegue administrar seus principais tesouros. Exemplo disso é o que está acontecendo atualmente com o Parque Nacional Serra da Capivara (foto acima), no sertão do Piauí, que sofre com a falta de recursos financeiros. Abrigando mais de 1.200 pontos de arte rupestre, a região possui a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas.

O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes.

Confira abaixo o mapa dos principais biomas da natureza brasileira:


Biomas terrestres

Amazônia
A Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 km² e 49,29% do território nacional que é constituída principalmente por uma floresta tropical.

Cerrado
O cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km², correspondente a 23,92% do território e que é constituído principalmente por savanas.

Mata Atlântica
A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.086.289 km² e 13,04% do território nacional, constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Caatinga
A Caatinga abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 km². Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em algum outro lugar do planeta.

Pampa
O Pampa, que também é chamado de Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de 176.496 km² correspondente a 2,07% do território nacional e que é constituído principalmente por vegetação campestre.

Pantanal
O Pantanal ocupa uma área de 150.355 km² e 1,76% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando 7% do território do Mato Grosso e 25% do estado do Mato Grosso do Sul.

Bioma marinho
O bioma marinho do Brasil situa-se sobre a "Zona Marinha do Brasil" e apresenta diversos ecossistemas.

A "Zona Marinha do Brasil" é o biótopo da Plataforma continental que apresenta largura variável, com cerca de 80 milhas náuticas, no Amapá, e 160 milhas náuticas, na foz do rio Amazonas, reduzindo-se para 20 a 30 milhas náuticas, na região Nordeste, onde é constituída, basicamente, por fundos irregulares, com formações de algas calcárias. A partir do Rio de Janeiro, na direção sul, a plataforma volta a se alargar, formando extensos fundos cobertos de areia e lama.

Fonte: WWF / IBGE
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org / Mapa: IBGE/Wikipédia

Pense Verde - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas