PENSE VERDE

6 motivos para não usar copos descartáveis



Hábito em escritórios ou festas, e em meio à crise hídrica, foi até uma opção sugerida por muitos lugares afim de economizar água. Mas o que muitos não sabem são os riscos para o meio ambiente e até para a saúde ao utilizar esse tipo de material.

Por isso, daremos 5 motivos para você largar de vez esses copinhos, que mesmo parecendo inofensivos, são os maiores vilões para o meio ambiente!

1) Demora muito para se decompor

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos é tão pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display).

Pense, os copos descartáveis que ficam pelas ruas sujando ainda mais a cidade, uma hora serão levadas pelo esgoto e
irão parar nos rios e mares, e demoraram gerações para se decompor.

2) A maioria não será reciclado

Hoje, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. O processo de reciclagem do plástico consome água, energia e mais plástico. Além disso, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original.

3) Geram poluição

Geram poluição: além de gerarem CO2 (dióxido de carbono) na produção e no seu transporte, continuam poluindo por muito tempo depois de descartados. O mar está cheio deles, assim como os bueiros e os rios. O plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não-renovável cuja extração é muito impactante.

4) Os copos descartáveis gastam mais água

Segundo uma pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300mls de água.

5) Copos descartáveis são prejudiciais à saúde

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa
desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o câncer.

Por isso, se você ainda utiliza copos descartáveis, pense bem antes de usar esses copinhos “inocentes”. Pequenas mudanças (levar o próprio copo de casa, pedir sempre copos reutilizáveis ou retornáveis em festas) podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente.

6) Custo
Eles custam pouco por unidade, mas como são usados aos milhares, fazem diferença no orçamento das empresas. Muitos escritórios, escolas e academias poderiam economizar dezenas ou até centenas de reais por mês se deixassem de comprar o produto.

O seu uso reforça a cultura do desperdício e do “jogar fora”.

O que cada um pode fazer?

– Tenha a sua caneca ou copo de vidro no local de trabalho para tomar água, chá ou café. Incentive os funcionários da sua empresa a usá-los também. A quantidade de água utilizada para lavá-los é menor do que para produzir um novo copo de plástico, que dificilmente será reciclado. Faz uma grande diferença. Isso gera economia para a empresa e reduz os danos para o meio ambiente.

– É desnecessário gastar um copo descartável a cada vez que for beber água. No entanto, é desaconselhável reutilizá-los muitas vezes, porque concentram bactérias e lavá-los não resolve o problema.

– Leve a sua própria água. Mas atenção com grande parte dos squeezes e garrafas plásticas, que podem liberar bisfenol A, um desregulador de hormônios. Procure produtos livres de bisfenol A (BPA free) disponíveis no mercado. Saiba mais nesta coluna.

– Peça bebidas em copos de vidro em restaurantes e lanchonetes.

Fonte: Portal Bhaz
Foto: OpenBrasil.org


Pense Verde - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas