PENSE VERDE

Impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico



O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!

A produção do canudinho de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto - cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Se utilizarmos de exemplo canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo (Foto abaixo).

Edifício Copan, em São Paulo / SP

Se empilharmos os canudos consumidos peplos brasileiros em um ano em um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45.000 quilômetros de largura!

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

E não adianta usar o canudinho de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.

15 motivos para você pensar duas vezes antes de usar um canudo plástico:

1) 44% de todas as espécies de pássaros marítimos ingeriram plástico.

2) Só em Los Angeles, 10 toneladas de plástico são levados ao Oceano Pacífico por dia.

3) Nos últimos dez anos produzimos mais plástico do que no século passado inteiro.

4) Metade do plástico que usamos, nós o utilizamos apenas uma vez e em seguida o descartamos.

5) A quantidade de plástico jogado fora a cada ano é suficiente para dar a volta ao mundo quatro vezes.

6) Hoje em dia só reciclamos 5% do plástico que usamos.

7) O plástico representa 10% de todo o lixo que o homem produz.

8) O plástico demora mais de 100 anos para se decompor.

9) 80% da poluição dos mares pelo plástico é vinda de terra firme e é levada aos oceanos por fatores como a chuva, por exemplo.

10) O plástico constitui cerca de 90% do lixo que flutua na superfície dos oceanos.

11) Cerca de 1.000.000 de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos morrem anualmente por conta da poluição de plástico nos mares.

12) Praticamente todo o plástico já produzido no mundo ainda existe de alguma forma (com exceção de uma pequena parte que foi incinerada).

13) Produtos químicos do plástico podem ser absorvidos pelo corpo humano. 93% dos americanos (USA) com idades a partir de seis anos testaram positivo para BPA (um produto químico do plástico).

14) Alguns compostos encontrados no plástico foram acusados de alterar nossos hormônios.

15) 88% da superfície dos oceanos do mundo está contaminada com lixo plástico.

Fonte: eCycle
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Pense Verde - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas